Crise Financeira - Dicas importantes


Mobills



Quando paramos para pensar em nossos problemas cotidianos nos esquecemos um pouco do mundo lá fora. Mas quando olhamos para a televisão e as noticias que mais chamam a atenção dizem a respeito da crise financeira. A disparada do dólar, o aumento da energia elétrica, a inflação que assombra, a cebola oras é a mocinha, oras o feijão, oras o tomate, e de repente todos viram vilões, encarecendo o preço. A falta de chuva lá em São Paulo afeta os moradores de todo o País.
E dentro de nossas casas o stress é devido ao nosso orçamento apertado. As contas não fecham, as dividas aumentam. O salário que recebemos não acompanha as altas inflacionárias que são muito mais do que as divulgadas pelo governo. A vontade de adquirir produtos novos para a casa, o desejo daquele perfume novo, aquela roupa necessária e bonita... Ficamos até desgostosas ( que palavrinha mais inútil) é amiga ou nós que somos as chefas da casa colocamos a mão e fechamos a torneira ou então ficaremos algum tempo somente pagando  contas.
Como economizar no Supermercado
A primeira tarefa de educação financeira é saber o quanto ganhamos. Colocar em uma planilha o salário de todos da casa. Depois enumerar e escalonar as despesas fixas, aquelas que de um jeito ou outro teremos que pagar.  ( Luz, água, aluguel, taxas de condomínio, telefone, combustível) – E em seguida vem o item alimentação, esse item pode ser trabalhado para uma redução. ( se você se alimenta fora de casa, procurar variar as suas refeições e procurando preços mais baixos)  No rancho, lista, mercado, coloque primeiramente os itens indispensáveis, tais como: Arroz, feijão, açúcar, leite, café, óleo, trigo (caso faça pão em casa)  em seguida coloque os itens secundários mais ainda assim indispensáveis: Margarina, manteiga, ovos, carnes, legumes variados, saladas, frutas, cereais... E em terceiro ponto aqueles produtos que podem ser cortados de sua lista: Chocolate, doces, iogurtes queijos, vinhos, bebidas, salgadinhos, entre outros e por incrível que pareça você poderá reduzir e muito os itens de limpeza: desinfetantes, sabão em pó, detergentes, amaciantes (Produtos mais baratos ou produtos caseiros em breve no blog divulgarão algumas dicas).
Feito isso você poderá economizar até 10% de sua lista, agora outra dica importante é pesquisar preços nos supermercados, Alguns produtos tem a diferença de até 70% do valor de um mercado para outro. Atenção! Alguns produtos, ficar atenta com a sua lista e verificar produto a produto os preços praticados, você poderá economizar até 30% do valor total. Como exemplo se em sua lista o valor for de R$ 500,00 (Quinhentos Reais) com essas dicas poderá economizar até R$ 200,00 (Duzentos Reais). Comprar produtos em feiras livres, ver as ofertas anunciadas, comprar no atacado (alguns produtos não perecíveis valem à pena, isso se o seu orçamento tiver alguma sobra, caso contrário não).

Essa é a primeira dica de orçamento doméstico, durante a semana teremos mais. 

Postagens mais visitadas