Da flacidez às rugas: saiba tratar e prevenir
sinais do envelhecimento
Os processos que levam a pele e o
cabelo a envelhecerem são muitos. Uns complexos, outros nem tanto, e também há
os que sequer imaginamos. Para esclarecer esses enigmas, o UOL
Beleza conversou com os dermatologistas paulistanos Monica Aribi e
Marcelo Bellini, além da carioca Juliana Piquet, que explicam, a seguir, as
causas menos óbvias por trás de sete problemas comuns. De quebra, ensinam o que
você pode fazer para amenizar tais efeitos.1) Cabelos brancos
Com o tempo, o cabelo perde melanina (pigmento natural que dá cor aos fios) e, por isso, fica branco. A surpresa aqui é que, além de dar o tom, a melanina também hidrata e protege os fios, inclusive da radiação solar, o que explica o fato de os grisalhos serem ásperos, ressecados e rebeldes. Sem melanina, o fio fica oco e vulnerável para absorver a química nociva dos ativos de tintura e alisamento, causando um enorme desgaste, que só piora a cada procedimento.
- Como prevenir: Se tingir e alisar for inevitável, escolha métodos menos agressivos e respeite os intervalos entre um procedimento e outro, a fim de evitar a incompatibilidade de ativos. Caso contrário pode ocorrer quebra e queda dos fios.
- Como tratar: A ordem é hidratar com frequência, tanto os assumidamente grisalhos quanto os tingidos. Em casa ou no salão, este tratamento pode domar o aspecto rebelde, protegendo dos danos da coloração e do alisamento.
2) Cabelos finos e ralos
Os fios têm um ciclo de crescimento. Em cada um desses períodos --que variam de uma pessoa para outra e do comprimento-- o cabelo tem mais dificuldade de crescer e ficam finos. A redução dos hormônios femininos e a atrofia do bulbo, com o tempo, também explicam a redução da quantidade e o afinamento da fibra capilar.
- Como prevenir: Quem tem pai ou mãe com pouco cabelo ou fios ralos e finos deve usar loções fortalecedoras, pois trata-se de um problema genético. Xampus e máscaras antiqueda, ricos em elementos como aminoácidos, queratina e ceramidas, devem ser adotados por volta dos 35 anos de idade. Pessoas com distúrbios de tireoide devem investigar o caso com mais afinco, pois a causa pode ser hormonal. Vale ainda identificar carências nutricionais, como deficiência de ferro, que conseguem ser corrigidos com polivitamínicos à base de silício orgânico, aminoácidos e biotina.
- Como tratar: Fazer reposição hormonal é útil. Cabelos finos são frágeis e sofrem mais com os danos das químicas. Por isso, esses procedimentos, nesses casos, exigem cautela.
fonte:http://mulher.uol.com.br/

.jpg)