Dicas para não desistir da academia e emagrecer em 2014

Número de matrículas nas academias aumenta no começo do ano, mas maioria não continua

No começo do ano é comum as pessoas se empolgarem para cumprir novas metas. Uma das mais populares entre as mulheres é começar a malhar e emagrecer. Por isso, em janeiro o número de matrículas nas academias dispara. Mas manter o ritmo não é tarefa fácil e o desânimo ou mesmo os afazeres do dia a dia acabam fazendo com que os exercícios fiquem em segundo plano. E o projeto fica, mais uma vez, como meta para o ano seguinte.
Para não deixar que isso se repita é preciso ter força de vontade e uma boa dose de paciência, já que os resultados costumam ser lentos. “A principal causa das desistência é a insatisfação com o resultado, o querer um resultado muito rápido, imediato. Para que isso não aconteça, é preciso vencer os três primeiros meses de treino, em que as mudanças ainda não são tão visíveis, mas ocorrem”, afirma Rodrigo Silva, líder da unidade Brasília da rede de academias Smart Fit.
Como não abandonar as atividades físicas


Escolher uma atividade que você goste é uma boa alternativa. “Muitos procuram a atividade física depois que o médico coloca como exigência. Se a pessoa já não gosta, a chance de deixar de lado é muito grande”, diz. Entre as mais procuradas estão musculação e atividades aeróbicas, como spinnig, jump e cardio, além da corrida. “Com atividades três vezes por semana, em três meses você já consegue estar adaptado e vencer a barreira de não parar”, garante Rodrigo.
Ele explica que existem vários erros que prejudicam o resultado da malhação, como por exemplo, desejar resultado rápido e não respeitar o limite do corpo, a frequência cardíaca e o descanso. “As pessoas acham que quantidade está ligada à qualidade e isto pode levar a lesões e desistência da atividade física”, diz. Para combater esse problema, a primeira coisa que se deve fazer é procurar o auxílio de um professor de Educação Física para orientar sobre o que praticar, quantas vezes, o tempo de intervalo, além de fazer uma avaliação física/médica para saber como estão as condições cardio-respiratória, além de taxas de colesterol, etc.
Exercícios para sair do sedentarismo


Depois de conseguir os resultados alcançados, é hora da manutenção. Se parar de praticar exercícios, certamente será perdida parte da massa magra e da condição física. “No entanto, a memória de que você fez exercícios permanece. Quando se reinicia as atividades, o corpo ‘lembra’ que você já praticava atividade física e o retorno é mais fácil do que o início”, afirma.
Já para aqueles que sempre foram sedentários e querem começar a malhar, ele diz que o ideal é começar com pequenas mudanças de hábitos no dia a dia. “Deixar o carro para ir a pé à padaria já ajuda, além de subir as escadas do prédio ao invés de usar o elevador, caminhar mais, brincar com o cachorro e com os filhos no parque… Tudo isso já é um excelente começo”, diz.
Para os que sempre começam, mas desistem rápido da academia, ele sugere buscar práticas ao ar livre, fazer aulas coletivas, chamar um amigo para treinar junto e buscar atividades diferentes.


Postagens mais visitadas