Com 01 ano já devem ir ao Dentista


FOTO ODONTOMAGAZINE

Desde cedo, os pais levam os bebês ao médico pediatra para que ele acompanhe o desenvolvimento da criança, além de oferecer orientação sobre dieta adequada e demais assuntos ligados à saúde infantil. Contudo, tão importante quanto cuidar da saúde do corpo é estar atento à saúde da boca. “Os primeiros dentes nascem por volta dos seis meses de idade, a ideia que se tem, no Brasil e no mundo, é que se procure o odontopediatra a partir do primeiro ano de vida”, afirma o especialista na área, Paulo Kramer. Segundo ele, nessa primeira consulta, são trabalhados temas relacionados ao nascimento dos dentes, como aumento de salivação, higiene bucal e de mamadeiras e chupetas, bem como seus usos.
O ideal é que, entre os seis e 12 meses, quando a criança tem apenas os dentes incisivos, que correspondem aos da frente, a limpeza seja realizada apenas com uma fralda ou gaze e água. Quando os molares começam a nascer, a partir do primeiro ano de idade, recomenda-se o uso de pasta e escova de dente. “O melhor é que ela tenha a cabeça pequena e cerdas macias. Quanto ao creme dental, ele precisa apresentar flúor na composição, porque pesquisas mostram que esse componente ajuda a prevenir o aparecimento de cáries”, diz Kramer.
Outra recomendação do odontopediatra para que os pequenos tenham uma boa primeira dentição é uma alimentação saudável; no caso de crianças pequenas, isso é sinônimo de amamentação. Além de trazer benefícios à mãe, como a diminuição da incidência de diabetes e doenças cardíacas, o leite materno apresenta gordura própria para o consumo do bebê e funciona como proteção contra diversas doenças. “Nos seis primeiros meses, nem mesmo o uso de água é aconselhado, apenas a amamentação mesmo. Existe uma fase de transição do peito para o copo, na qual se usa mamadeira, mas é preciso ter cuidado, porque os pais servem sucos adocicados e até mesmo refrigerantes. Isso pode causar a cárie precoce de infância, mais conhecida como cárie de mamadeira, que está associada ao uso mais frequente desse objeto e a uma dieta açucarada”, afirma o odontopediatra.

Os pais precisam estar atentos na hora da escovação. Enquanto os pequenos estiverem em idade pré-escolar, o melhor é que os responsáveis façam a higiene bucal, porque as crianças ainda não têm coordenação para executar essa atividade. O doutor em odontopediatria destaca ainda outro cuidado que os pais devem ter. “Os agravos mais comuns são a já comentada cárie precoce e o traumatismo. Entre o primeiro e segundo ano de vida, quando começam a andar, 30% das crianças caem e batem os dentes, porque não pensam ainda em proteger a boca durante uma queda. Na eventualidade de algum trauma, é preciso procurar um profissional, porque o dentinho pode mudar de cor, ficar mole ou ter uma infecção com o tempo. Muita coisa que pode acontecer com esse dente de leite que sofreu o baque.”
Paulo Kramer

Postagens mais visitadas