Angela Merkel reeleita para um terceiro mandato





Na Alemanha, a primeira-ministra Angela Merkel foi reeleita para um terceiro mandato, com uma aprovação histórica.
Os alemães foram às urnas dispostos a não mudar muita coisa. Esse é o jeito deles, cautelosos.
"Qualquer mudança vai ser suave, devagar, nada precitado, não importa quem estiver no governo".

E esse é o estilo de Angela Merkel, que conquistou pela terceira vez os alemães. Surpresa foi a quantidade de votos que ela recebeu, muito maior do que as pesquisas indicavam: 42%.
No discurso, ela disse que, a partir desta segunda-feira (23), iria começar a tratar da formação de governo, mas naquele momento todos deveriam festejar. "Nós fomos muito bem", afirmou ela.

A má notícia para Merkel é que o outro partido de sustentação do governo, o democrata livre, não conseguiram o número mínimo de votos e não terão representação no parlamento.

Apesar desse contratempo, os jornais alemães da manhã desta segunda-feira (23) confirmam o que esse resultado representa para a primeira-ministra. O Suddeutsche Zeitung afirma: uma clara vitória de Merkel. Já o Die Welt diz: Merkel triunfa.
Agora, ela terá que convencer um dos partidos da oposição a se juntar ao governo para ter maioria no parlamento, mas não restam dúvidas de que Ângela Merkel sai das eleições mais forte do que entrou. Nos 12 países europeus que realizaram eleições nos últimos três anos, ela foi a única que conseguiu se reeleger.
A vitória de Merkel reforça a liderança da primeira-ministra na Europa, nesse momento em que o continente tenta se recuperar da interminável crise econômica. O presidente francês, François Hollande, convidou merkel para uma visita a Paris. E, na Grã-Bretanha, o primeiro-ministro David Cameron mandou um parabéns virtual.


Postagens mais visitadas